Câmara vota hoje projeto de Elizeu Rocha que beneficia cooperativas de reciclagem

Medida visa favorecer os catadores locais em grandes eventos da cidade

Foto: Gabinete vereador Elizeu Rocha

Será votado na sessão de hoje, 19 de setembro, o Projeto de Lei N°181 de autoria do vereador Elizeu Rocha (PP) que torna obrigatório aos organizadores de eventos públicos a realizar o serviço de coleta seletiva dos resíduos sólidos secos gerados durante os eventos, destinando-os para cooperativas e/ou assosiações de materiais recicláveis regularmente inscritas no município de Ribeirão Preto.

A medida beneficia os catadores locais, favorece o meio ambiente com a coleta realizada no próprio evento e fomenta a sustentabilidade. Elizeu Rocha, autor do projeto, destaca ainda a geração de renda: “É uma formar de gerar oportunidades de emprego para estas pessoas, renda através de trabalho digno, além de fazer muito bem para o meio ambiente e para a cidade”.

Os resíduos a serem reciclados nos eventos são: latinhas, lacre de latinhas, garrafas pet, tampinhas de garrafas, copos, lacre de copos, materiais plástivos, ferros, cobre, metais, eletrônicos, papéis, papelões e vidro.

Os responsáveis pelo evento só poderão destinar os resíduos para empresas regularmente inscritas na Prefeitura.

A lei entra em vigor na data de sua publicação e o descumprimento prevê multa de R$ 25 mil reais.

(Com informações gabinete vereador Elizeu Rocha)